Saúde | 16/01/2020

Saúde orienta sobre a prevenção e combate a Hanseníase

Nomeado pelo Ministério da Saúde como Janeiro Roxo, todo o último domingo do mês é o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.

O Brasil é o país em segundo lugar com mais casos da doença. Por ano são registrados cerca de 30 mil casos espalhados em diversos Estados brasileiros.
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, que afeta principalmente pele da face, orelhas, braços, costas, nádegas, pernas e nervos, podendo levar a sérias incapacidades físicas entre homens, mulheres e crianças.

O ser humano é a única fonte de infecção da hanseníase, sendo transmitida de pessoa a pessoa pela respiração de contato próximo e prolongado, como por exemplo, pessoas que moram na mesma casa. Se não tratada pode causar incapacidade ou deformidades nas mãos, pés e olhos.

Os sintomas são: manchas esbranquiçadas que não coçam, dormência ou perda de sensibilidade, perda de pelos, caroços avermelhados ou castanhos, e fisgadas nos nervos dos braços, pernas e pés.

Essa doença tem cura e logo após iniciar o tratamento, ela deixa de ser transmitida. O diagnóstico e tratamento são gratuitos e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Procure uma unidade mais próxima da sua residência.

Prefeitura Municipal de Louveira - Copyright® 2020