Água e Esgoto | 09/01/2020

Construção de novo reator aumenta capacidade da Estação de Tratamento de Esgoto de Louveira

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Água e Esgoto, vem realizando desde 2013 um conjunto de obras na área de saneamento para acompanhar o desenvolvimento da cidade.

Com os constantes investimentos em estruturas de coleta e tratamento, Louveira passou de 0% em 2013 para cerca de 90% em 2019 do esgoto produzido devidamente tratado, o equivalente a cerca de 2.8 milhões m³ de água sendo reaproveitada por ano.

Uma importante obra desse conjunto é a implementação de um novo reator na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que possibilitará um aumento significativo na capacidade de tratamento de efluentes em Louveira.

A construção do novo reator UASB (Reator Anaeróbico de Manta de Lodo de Fluxo Ascendente) irá proporcionar um alto grau de estabilização do efluente e economia através do baixo consumo de energia.

O equipamento é usado no tratamento primário para estabilização da matéria orgânica contida no esgoto, por meio de colônias de micro-organismos anaeróbios, ou seja, sem oxigênio e responsáveis pela degradação da matéria orgânica.

As obras já foram iniciadas e atualmente seguem no 4.º módulo do reator, com a previsão de entrega em agosto de 2020.

Prefeitura Municipal de Louveira - Copyright® 2020