Desenvolvimento Econômico | 05/09/2019

1.º Fórum da Agricultura de Louveira anuncia projeto inovador com Embrapa

Na segunda-feira (2), os produtores rurais integrantes do Programa Municipal de Incentivo ao Fruticultor (Promif) participaram do 1.º Fórum da Agricultura de Louveira, realizado pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O encontro contou com os painéis “PROMIF – Objetivos do programa” e “Apresentação do convênio Embrapa”.

Parceria com Embrapa Territorial

Durante o evento foi apresentada a parceria firmada entre a Embrapa Territorial e a Prefeitura de Louveira, que visa gerar melhorias no sistema de coleta, gestão e divulgação das informações do Promif.

Para compor esses processos, foi desenvolvido um aplicativo de coleta eletrônica para envio automático dos dados integrado um sistema online.

A ferramenta armazenará os dados e facilitará a sua gestão, o que agilizará a formatação de plano de metas dos agricultores membros do Promif.

Promif

O programa possibilita que os produtores recebam recursos financeiros da prefeitura e, em contrapartida, devem cumprir uma série de medidas de preservação ambiental que incluem a proteção de nascentes e cursos d’água, adequação do saneamento básico e controle da erosão.

O Promif ainda incentiva atitudes de preservação da área rural, como cobertura vegetal, o uso de técnicas agrícolas apropriadas e sistemas de drenagem que amenizam a ação das chuvas e permitem a recarga do lençol freático, garantindo a segurança da água da cidade.