Gestão Ambiental | 13/06/2019

´Semana do Meio Ambiente´ promove ações de conscientização e o desenvolvimento sustentável

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental realizou uma programação de conscientização e ações de desenvolvimento sustentável.

Os eventos aconteceram entre os dias 3 a 9 de junho, com objetivo de reforçar as medidas de sustentabilidade e planejamento ambiental adotadas nos últimos anos em Louveira.

Iniciando a programação, foi realizado a revitalização do canteiro público e oficina de jardim vertical junto ao CAPS Louveira. As atividades seguiram com uma palestra na Câmara Municipal, sobre sustentabilidade, ações globais e as ações locais em prol do meio ambiente.

Os Projetos de Horta e "Queimada é fogo!" também fizeram parte da Semana do Meio Ambiente, nas escolas EMEI Prefeito Nicolau Finamore, CECI Herdeiros do Futuro e EMEF Angelo Argenton. Ações tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar quanto as leis sobre queimadas e a importância de preservar o meio ambiente.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 a prefeitura iniciou a entrega de 1900 canecas aos servidores públicos do município. Buscando substituir os copos descartáveis nos prédios da administração municipal, estimulando hábitos sustentáveis que serão benéficos ao meio ambiente e a gestão pública.

III Feira da Sustentabilidade

Dentre as atrações deste ano, aconteceu a 3.ª edição da Feira da Sustentabilidade, no sábado (8), aproximadamente 350 pessoas prestigiaram o evento.

A feira contou com a venda de produtos orgânicos, artesanais, jogos sustentáveis, artesanato feito com reutilização de materiais, demonstrações de composteira doméstica, além de apresentações da Equipe do Lian Gong e da Banda Progresso Louveirense.

Passeio ciclístico e Educação Ambiental

Já no domingo (9), o Pedal Ambiental reuniu aproximadamente 100 participantes, que percorreram a Rota do Turismo Rural com 16 Km, adequado para ciclistas de nível intermediário, proporcionando aventura e companheirismo.

Também no domingo, foi realizado um mutirão de educação ambiental no Popular IV, no bairro Santo Antônio, por meio de 35 Desbravadores previamente orientados pela Secretaria Municipal de Gestão Ambiental. O objetivo foi alertar sobre os perigos do descarte irregular de lixo e entulho, que resultam em criadouros do mosquito da dengue.