Governo | 30/10/2018

Baú do Tempo resgata história de Louveira com participação de moradores

Com foco no resgate e na preservação da construção da história de Louveira, o Projeto Baú do Tempo foi lançado no início de 2018. Nele está reunido um grande acervo de relatos, depoimentos, curiosidades e dados importantes da cidade, que será apreciado quando o Baú for aberto em 21 de março de 2065, data que celebra o centenário de Louveira.

O projeto contou com a participação da população, que enviou fotos, relatos e memórias até anteriores à emancipação de Louveira. A família Faustino, por exemplo, enviou uma foto no Restaurante Comida de Sítio. De origem alagoana, a família hoje é composta por 10 filhos e 21 netos, que desde 2008 vivem em Louveira. José Xisto e Djanira Faustino contam que viram seus netos crescerem "nesta terra abençoada. Saímos da terra natal em busca de oportunidade, e hoje vemos nossos filhos formados e vivendo uma vida digna e abençoada".

 

 

 

Cerca de 30 famílias tradicionais da cidade contaram suas histórias e curiosidades que ficaram registradas para a posteridade. Os relatos vão desde a chegada das primeiras famílias em Louveira, a colonização, criação do comércio, saída do café e a introdução da uva Niagara Rosada, típica da nossa região, até as curiosas histórias da primeira estação de tratamento de água, da formação do Bairro Santo Antônio e da Via Anhanguera, por exemplo. Também fazem parte do acervo os registros da construção da Estação Ferroviária, que é cartão postal da cidade, o surgimento dos grupos Caldana, Frango Assado e Lago Azul, além da criação da Banda Progresso Louveirense, dentre outros.

O Baú do Tempo, uma espécie de cápsula do futuro, foi fechado e lacrado no dia 25 de outubro de 2018, em noite solene, que contou com a presença de grande público no salão de eventos da Secretaria Municipal de Cultura. O Baú ficará exposto no Centro de Informações Turísticas, localizado na Estação Ferroviária de Louveira.

 

Louveira: de 2018 para 2065

A Prefeitura, por meio de suas secretarias municipais, também reuniu documentos importantes, que vão desde informações financeiras de Louveira e certificações de aprovação das contas públicas até uma "caixa verde" - que contém amostras de exemplares arbóreos. Já a Secretaria Municipal de Educação, realizou um trabalho juntamente aos alunos das 26 escolas municipais e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), com ilustrações e mensagens aos louveirenses do futuro. De conteúdo diversificado, as temáticas vão desde curiosidades sobre o município, coisas que mais gostam de fazer na cidade, a escola na comunidade, lugares em transformação, as riquezas naturais de Louveira, bem como o que as crianças louveirenses de hoje esperam para o futuro da nossa cidade.

Todo este vasto conteúdo poderá ser visto e apreciado pelos louveirenses na reabertura do Baú. Abaixo, confira os vídeos, na íntegra, que fazem parte dos depoimentos fornecidos pelas tradicionais famílias louveirenses.

 

 

 

 

 

|| VÍDEOS ||

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Telefone: (19) 3878-9700
E-mail: faleconosco@louveira.sp.gov.br

Rua Catharina Calssavara Caldana, n° 451
Bairro Leitão
CEP: 13290-000 - Louveira/SP

Informativo

Cadastre-se pare receber os informativos da prefeitura em seu e-mail

Prefeitura Municipal de Louveira - Copyright® 2018

Desenvolvido por:

Web e Ponto - Soluções Digitais